Na busca de mobilidade: estamos migrando novamente de um trailer para um motorhome.

Esta tentativa de encontrar em um motorhome uma maior mobilidade já aconteceu no ano de 2017 quando trocamos o nosso trailer Turiscar Diamante ano 1991 em um Motorhome Itapoã Aconcágua com 7.8 metros ano 2004, mas a experiência foi bastante curta e em apenas três meses desistimos do motorhome e voltamos ao trailer, o nosso Turiscar 6.5 ano 2017 que ficamos até janeiro de 2021. Naquele momento constatamos que o trailer se demonstrava muito mais adequado aos nossos interesses familiares, principalmente por termos sentido falta do veículo tracionador para utilizar nos destinos e também a configuração mecânica do motorhome adquirido ser bastante defasada comparada ao veículo tracionador que estávamos acostumados a conduzir.

Clique aqui e veja como foi esta experiencia em 2017.

Acontece que nossas vidas são muito dinâmicas e as rotinas e compromissos pessoais, familiares e profissionais sempre vão sofrendo mudanças. O que antes se demostrava interessante, hoje parece não fazer tanto sentido.

Um ponto a se destacar é que desde a compra do nosso primeiro trailer em 2014, com dois filhos pequenos, tínhamos a expectativa de ficar muito mais parados, usufruindo da infraestrutura dos campings tradicionais e sempre utilizar o carro para passear pela região do entorno.

Ocorre que depois de alguns anos intensos na modalidade, já usufruímos bastante dos principais campings em nossa região e também conhecemos as cidades e atrações onde estes campings estão localizados.

Surge então um desejo de passear por novos locais, muitas vezes sem infraestrutura de campings estruturados. Neste cenário, entendemos que um veículo de recreação pequeno fosse muito mais prático para transitar em cidades pequenas, passear e até mesmo pousar. Diante disso, em janeiro de 2021 vendemos o nosso Turiscar 6.5 por entender que seus 13,50 metros de conjunto (carro + trailer) estavam exagerados para os nossos novos interesses.  

Pesquisamos as principais marcas e modelos, nacionais e importados, com o objetivo de encontrar um equipamento menor, seguindo o conceito: “menos é mais”.

A nova escolha aconteceu no mês de fevereiro de 2021 quando partimos de Santos-SP em um final de semana com destino ao estado de Santa Catarina para visitar os fabricantes Coyote e Apolo Trailer. Em primeiro fomos na Coyote Trailers onde fomos maravilhosamente bem recebidos pelos amigos Allex e Amarildo, inclusive pousamos na fábrica em um trailer cedido por eles. No dia seguinte fomos para a fábrica Apolo Trailer onde fomos recebidos pelo amigo e proprietário Alisson Ramos, onde tivemos a oportunidade de conferir pessoalmente seus trailers.

Até este momento estávamos bastante focados em analisar as diferenças entre os modelos já pesquisados.

Depois de apresentar seus equipamentos, o Alisson nos convidou a entrar e conhecer seu novo lançamento, o motorhome Apolo 6.0. Foi aí que tudo mudou! Nós entramos e ficamos apaixonados pela planta, embora pequeno, possui um ótimo aproveitamento dos espaços, com uma sala extremamente confortável durante o dia que se transforma em quarto para duas pessoas durante a noite, mais uma alcova de casal sobre a cabine para as crianças, além de ter um banheiro bastante espaçoso. Já dentro do motorhome o Alisson ligou o motor e nos convidou a realizar um passeio pela estrada e pelas ruas da cidade, aí gamamos! Quando eu assumi o volante da Mercedes pude constatar que ele se comporta como um carro de passeio. Além do tamanho reduzido, conta com as tecnologias de um veículo moderno como controle de estabilidade, controle de tração, assistente de freio em rampa e um motor bastante potente.










Como incentivo complementar, os nossos amigos Antônio com a esposa Bruna e filho Tonico, também estavam lá e compraram o mesmo equipamento. Adivinhem o que aconteceu, fomos para ver um trailer e saímos com um motorhome comprado. Naquela mesma semana, o nosso grupo mais próximo de amigos também se encantaram e compraram seus novos motorhomes, só aí foram cinco pedidos.


Nós mesmos estamos nos questionando como conseguiremos nos acostumar com tamanha redução de espaço se nos últimos anos viajamos com o conforto de um grande trailer. Além do mais, com o trailer tínhamos a praticidade de sempre ter um carro a disposição nos destinos e agora ficaremos sem esta comodidade.

Esta resposta somente teremos depois de experimentamos a nova proposta. Para isso, realizaremos um intenso exercício de minimalismo no que diz respeito à quantidade de coisas que geralmente levamos nas viagens, quando na maioria das vezes passarmos apenas um final de semana. Também uma reprogramação dos destinos com uma pesquisa de novas cidades que muitas vezes não fazem parte do circuito tradicional de campings.

Se não nos acostumarmos novamente com o motorhome, com tranquilidade retornaremos ao trailer na certeza que a equação carro+trailer = SUCESSO!!!

18 comentários:

  1. Muito bacana Ronald, sem dúvida um excelente RV esse Apolo 6.0, muito acertado a planta. Que seja um ótimo veículo e traga muitas felicidades nos passeios. Por aqui tb na expectativa de um novo equipamento hehehehe!!! Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha Giuliano, vamos ver se vamos nos acostumar com a falta do carro de passeio.

      Excluir
  2. Parabéns Ronald, nova opção de vida, não mudando o prazer do campismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O campismo entrou no sangue, a mudança é somente pela busca da mobilidade.

      Excluir
  3. Valeu campeão! Engraçado, eu tb estou acompanhando este equipamento já a algum tempo. Estou cheio de dúvidas. Agora com sua aquisição, vou ficar na expectativa do seu Feedback. Mobilidade sim, mais receio na independência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaac, será realmente um desafio esta mudança de estilo de acampadas, mas depois que eu dirigi a Mercedes novinha fiquei apaixonado, é um excelente carro de passeio. Estou aqui sonhando com os destinos que iremos com ele.

      Excluir
  4. Esse carro pode puxar um buggi ou um carro pequeno?

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Da uma olhadinha no site da Apolo Trailer que tem o valor aberto por lá!

      Excluir
  6. Parabéns Ronald pela excelente aquisição! Tenho certeza que vocês serão muito felizes!
    Parabéns também pela forma modesta, tranquila que você escreve o texto, sem polarização sobre trailers e motorhomes. Este é o verdadeiro espírito do campismo, cada um com o seu "melhor" equipamento e todos juntos na estrada! 👍👋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe o equipamento melhor ou pior, apenas momentos e interesses de vida diferentes a cada momento.

      Excluir
  7. Meus Parabéns, e excelentes viagens...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela aquisição meu nobre amigo, em oportunidade venha conhecer nosso litoral aqui no ES. Excelente equipamento e de uma empresa que tem evoluído muito nos equipamentos!

    ResponderExcluir