O retorno para o trailer

Primeira parte, a venda do motorhome

A passagem de nossa família no universo dos motorhomes durou um curto espaço de tempo. Em julho de 2017 adquirimos o nosso Itapoã Aconcágua ano 2003 montagem 2005 e depois de quase quatro meses, em outubro de 2017, resolvemos vende-lo para voltar para o trailer.

A decisão não foi originada por qualquer insatisfação com o motorhome por nós adquirido, muito pelo contrário, tivemos uma enorme alegria por esta escolha. O retorno ocorreu por razões pontuais e totalmente ligadas ao nosso atual momento de vida, financeiro e familiar. 

Abaixo algumas razões que nos levaram a tomar tal decisão:
  1. Um motorhome mesmo mais antigo, geralmente possui seu valor financeiro mais elevado comparado a um trailer moderno e sofisticado. Com a venda de nosso motorhome ano 2003/2005 pudemos pensar em um trailer zero quilometro ainda com economia de recursos financeiros;
  2. O motorhome possui um custeio anual mais elevado considerando seu licenciamento mais o IPVA enquanto o trailer é reduzido sendo somente o seu licenciamento;
  3. Maior preocupação com a manutenção mecânica do motorhome (motor/cambio/elétrica/freios/lubrificantes), principalmente quando ele fica por longos períodos sem funcionamento. Já um trailer pode ficar um maior tempo parado/estacionado e no momento da viagem basta uma breve conferencia na calibragem dos pneus e eventualmente uma breve revisão no sistema de rodagem (rolamentos e freio);
  4. Sensação de um maior risco de acidentes no motorhome junto a família, em nosso caso duas crianças, que ficam muitas vezes soltas caminhando pela casa durante os deslocamentos, enquanto no trailer a família fica devidamente protegida no cinto de segurança de três pontos do veículo tracionador;
  5. E a principal razão que é ficar sem um veículo para passear nos destinos visitados. Depois que o motorhome está todo montado em um acampamento fica mais trabalhoso desmobiliza-lo para qualquer tipo de saída, enquanto o trailer permite que o veículo tracionador permaneça sempre à disposição. Poderíamos rebocar um outro veículo para os passeios, mas isto representaria ainda mais despesas. Em nosso caso levar uma moto não atenderia nossas necessidades familiares.
Havíamos percorrido cerca de quarenta mil quilômetros rebocando nossos dois primeiros trailers. Em apenas quatro meses com o motorhome, percorremos cerca de cinco mil quilômetros e pudemos realizar o comparativo das duas situações, chegando à conclusão que um trailer seria muito mais indicado para o nosso atual momento familiar.

Cabe ressaltar que este texto não tem a intenção de atribuir o que é pior ou melhor, apenas compartilhar nossas vivências e os caminhos escolhidos.

A conversa sobre a intenção de venda do motorhome aconteceu na viagem do dia das crianças de 2017 para o Camping Paiol em Águas da Prata-SP e para nossa surpresa, quando chegamos em casa no domingo, dia 15/10/2017, havia uma mensagem no FACEBOOK escrita por uma pessoa interessada em adquirir um motorhome semelhante ao nosso. Comentei com ele sobre a possibilidade de vender o nosso, justificando a intenção de voltar para o trailer. Prontamente a pessoa aceitou o convite de ler em nosso BLOG o histórico do equipamento e também vir à Santos-SP conhece-lo pessoalmente. O resultado da visita foi amor à primeira vista e não poderia ser diferente, afinal de contas o equipamento estava impecavelmente bem cuidado. Todos os tramites de pesquisa, visita, negociação e retirada final aconteceu em apenas uma semana.

O novo proprietário Sr. Roberto de Carvalho veio receber todas as instruções de funcionamento no domingo dia 22/10/17 e inclusive já pernoitou no RV Parking Namastê, do amigo Omar, na cidade do Guaruja-SP. 

RV PARKING NAMASTÊ - Guarujá-SP

Na segunda-feira dia 23/10, depois de realizar todos os tramites burocráticos o Sr. Roberto partiu sentido o Mato Grosso do Sul onde será a nova casa deste belo motorhome.


Segunda parte, a compra do trailer

Na própria segunda-feira dia 23/10, após ter finalizado todos os tramites burocráticos da venda do motorhome, iniciamos a pesquisa do nosso futuro trailer. Depois de ver alguns anúncios de equipamentos usados, no início da noite resolvemos telefonar para o Sr. Luiz Luz da Turiscar para saber informações sobre um equipamento novo. 

Para nossa surpresa o Luiz Luz informou que entregou em setembro de 2017 um trailer Turiscar 6.5 zero quilômetro, completo, para um Sr. de Curitiba-PR e que por razões diversas ele não poderia ficar com o equipamento, assim revendendo-o. Imediatamente o Luiz enviou as fotos abaixo:












Diante deste belo equipamento sem uso, acabamos telefonando na mesma hora para o seu proprietário e depois de uma breve negociação, fechamos negócio por telefone mesmo, na própria segunda-feira dia 23/10.

Na terça-feira dia 24/10 enviamos nosso veículo tracionador GM TrailBlazer para a oficina afim de realizar uma bela revisão mecânica para a retomada das viagens rebocando trailer. 

Na sexta-feira dia 27/10 viajamos para Curitiba-PR na casa do proprietário  Sr. Carlos afim de buscar a nossa nova casa sobre rodas. Fomos muito bem recebidos, inclusive convidados para pernoitar de sexta-feira para sábado em sua residência. No jantar, mais uma agradável surpresas, recebemos a visita dos amigos Luiz e Francini Luz.

Na manhã do sábado dia 28/10 recebemos mais uma vez a visita do amigo e representante da Turiscar Luiz Luz e acompanhado do proprietário Carlos, recebemos todas as instruções de funcionamento do novo equipamento.






A partida para Santos aconteceu por volta das 13 horas e a viagem transcorreu na mais perfeita ordem. O tamanho deste trailer aumentou pouquíssima coisa comparada ao nosso antigo Turiscar Diamante e por esta razão, não sentimos nenhuma diferença no rebocar.







Somos profundamente gratos! Tudo ocorreu na mais perfeita ordem, desde a venda do motorhome que aconteceu de forma casual após a nossa decisão de retorno para o trailer, quanto encontrar este maravilhoso trailer. Agradecemos todas as boas energias que estiveram presentes em todos os momentos.

E o mais importante é que continuemos nossas aventuras por estas belas estradas da vida!!

Texto: Ronald Ataulo
Fotos: Ronald Ataulo, Francini Luz e Roberto de Carvalho.




28 comentários:

  1. Show, meus amigos! Muitas alegrias à bordo do novo trailer de vocês! Que vocês desfrutem bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida família Perpetuo, muito obrigado pela amizade e constante carinho de vocês, que possamos realizar muitas viagens juntos...

      Excluir
  2. Parabéns a família e que vcs tenham muitos kms com muita alegria e as bênçãos de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mauro, proteção de Deus por estas estradas e muitas alegrias pela frente!!

      Excluir
  3. Parabéns o turiscar é lindo. Que sejam muito felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Raquel, todos os nossos trailers são lindos, sem exceção.... bjs!!!

      Excluir
  4. Que surpresa Ronald... Parabéns pelo novo equipamento. É um sonho!
    E bora pro camping!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Mafra, faltou tempo para realizarmos uma visita em sua casa, mas com certeza em breve ele estará poor aí novamente!! Saudade!!

      Excluir
  5. Ronald a e as aventuras 4x4..continuam?abcs cebola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuam sim Cebola, a temporada 2018 já está toda planejada.... virá ainda mais forte!!

      Excluir
  6. Muito bom Ronald!!! O importante é estar feliz e aproveitar a vida da melhor maneira!!! Parabéns pelo no equipamento. Só desejo Félix a vcs, meus amigos!

    ResponderExcluir
  7. Ronald, o que importa é SER FELIZ..
    Qualquer dia nos encontramos na Estrada..
    Abraços...

    Maurício (Projeto Gente Feliz)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maurício, com certeza vamos nos encontrar e como você mesmo fala, o que importa é ser feliz e com certeza estamos!!! Abração!!

      Excluir
  8. Parabéns meus amigos e irmão que possamos nos encontrar muitas vezes e fazer aquela festa felicidade com a nova 🏠 casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Fábio, tenho certeza que curtiremos muito nossos novos equipamentos... vamos combinar o próximo!!

      Excluir
  9. Parabéns Ronald!!! Bem vindo de volta ao mundo dos trailers! Nos vemos em Lambari, grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show Alex, de fato agora voltaremos a fazer parte do time dos trailistas.... tamo junto em Lambari-MG.

      Excluir
  10. Uouuuuuuu!!!! Que top!! Feliz pela volta de vocês para o trailer. Felicidades e muitas viagens com o novo equipamento. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Marcelo, embora eu tenha adorado o motorhome, acho que o meu DNA é trailista...kkkkkkkkk

      Excluir
  11. Caríssimos amigos Ronald e Sophia, parabéns pela belíssima aquisição. Desejo à vcs muitas viagens e acampamentos, com muita alegria !
    Forte abraço, Delfim Bouças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Delfim, você teve forte influência nesta decisão....kkkkkkkkk

      Excluir
  12. O importante é ser feliz. Parabéns e boa estrada sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Graça, sempre em busca da felicidade... e o melhor, entre amigos!!

      Excluir
  13. Parabéns a toda s família pela maravilhosa aquisição. Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Simone, em breve estaremos juntos pelas estradas!!

      Excluir
  14. Lindo Trailer!!! sonho de consumo da nossa família!!! Desejo a vcs muita felicidade e muitas benção de Deus com a sua nova casinha!! e Agente vai seguindo vcs!!! Ps gostaríamos de ver mais videos com a sua nova casinha ;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, assim que possível faremos uns vídeos da casinha!!

      Excluir