2 anos viajando com o novo Turiscar 6.5


Em dezembro de 2017 recebemos da fábrica TURISCAR o nosso trailer Turiscar 6.5. 



Desde sua entrega já viajamos aproximadamente 25.000  quilômetros tendo  sempre  como ponto de partida a cidade de Santos-SP, com alguns  destinos  longos como Punta Del Este no Uruguai, Caldas Novas em Goias e Foz do Iguaçu no Paraná, além de diversos destinos curtos em roteiros de final de semana e feriados.




A meta de realizar no mínimo uma viagem ao mês (12 viagens ao ano), continua sendo mantida desde a compra do primeiro trailer em janeiro de 2014.



Muitas pessoas me perguntam: o novo Turiscar é bem-acabado? é bom de rebocar? possui algum problema? Em resposta a estes questionamentos e na intenção de compartilhar nossa grande satisfação com o equipamento, apresento abaixo um breve relato de nossa jornada com o mesmo. 

Durante a nossa viagem inaugural que teve como destino Punta Del Este no Uruguai, foram identificados alguns itens necessários para ajustes, compreensíveis para um veículo retirado 0 km e construído de forma personalizada. Por uma grande coincidência a cidade sede da fábrica TURISCAR, Gramado-RS, fazia parte do roteiro e no retorno, fomos atendidos para os devidos ajustes. Foi a única vez que o nosso trailer necessitou de uma visita à fábrica.

O único item que exigiu revisão foi o freio que teve um desgaste natural devido a quilometragem, sendo recomendado a substituição das lonas. Por coincidência, somos proprietários da oficina Mundo Off-Road e por conta disso este trabalho foi realizado em nossas instalações na cidade de Santos-SP, sempre com o apoio e orientação dos técnicos da fábrica TURISCAR. 






A dirigibilidade dele é muito boa. Viajamos a uma velocidade cruzeiro de 90 km/h. Por vezes, nos momentos de ultrapassagem, atingimos 100 e até 110 km/h, no entanto, não é uma velocidade permitida por lei, muito menos recomendada para um reboque com este peso e dimensões. Vale ressaltar que para viajar com um trailer somos considerados veículos pesados e temos que respeitar as mesmas regras dos caminhões, incluindo os mesmos limites de velocidade. 



Além de um ótimo projeto de engenharia, a consagrada marca Alemã, AL-KO equipa o chassi e o sistema de rodagem, oferecendo um sistema de segurança, ANTI-PENDULO, denominado ATC (AL-KO Trailer Control) que freia o trailer de forma controlada, caso detecte qualquer oscilação lateral (possibilidade de pêndulo), proporcionando grande segurança ao condutor.  

Vale destacar que atualmente as tecnologias ofertadas no mercado, tanto para os veículos tracionadores (controle de estabilidade, torque elevado de motor) quanto para os trailers (ATC), possibilitam enorme segurança e conforto nas viagens.

O acabamento interno é um destaque a parte; impecável, sofisticado, moderno e de extrema qualidade. 










Importante destacar que mesmo com seu grande tamanho e peso acima de 2 toneladas, viajamos sem nenhuma restrição, nunca tivemos dificuldade para estacioná-lo em algum camping e nosso veículo tracionador FORD Ranger 3.2 a diesel automática, reboca-o sem esforço, na maior parte do tempo no piloto automático a 90 km/h. Destaque ao fato de morarmos em Santos-SP e quase na totalidade dos passeios, somos obrigados e encarar a serra do sistema Anchieta/Imigrantes, mesmo assim, o conjunto se comporta muito bem.

O que mais chama a atenção é sua beleza, durante as viagens sempre somos abordados  nos locais de parada por pessoas perguntado informações e pedido para registrar uma foto. 

As fotos abaixo foram compartilhadas no grupo de WhatsApp pelos proprietários de novos Turiscar:












Somos gratos em fazer parte deste maravilho mundo campista/caravanista e pertencer a esta família TURISCAR.

Texto: Ronald Ataulo
Data da publicação: 22/01/2020

  




8 comentários:

  1. Muito top parabéns esperamos colaborar ainda mais com seu blogue abs do Alessandro e família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alessandro, suas fotos com seu 6.5 no gelo estão enriquecendo o BLOG, agradeço!!

      Excluir
  2. muito lindo.. esse é um trailer lindissimo.. parabens pelo relato.. tmj irmao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Israel, beleza a todos os equipamentos de campismo.... parabéns ao seu novo Apolo 3000

      Excluir
  3. Olá pessoal eu acho bacana os novos turiscar acabamento interno legal, porém pelo valor de mercado acredito que a empresa poderia melhorar alguns acessórios, tenho um Winnebago 2306 e os pontos que vejo que falta no nacional são importantes, mais fáceis de serem colocados no turiscar, exemplo toldo elétrico, bequilha elétrica, freios elétricos (os que vi não tinham) geladeira com funcionamento a gás natural, aquecedores com boiler, são esquipamentos que fazem a diferença e que se colocados no trailer nacional fariam toda a diferença, abraço a todos e ótimas acampadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bob, você tem um ótimo equipamento também parabéns, na verdade algumas diferenças estão mais relacionadas a diferença da marca e conceito, por exemplo a Turiscar vem de um modelo Alemão de trailer onde na Europa é predominante os freios inerciais, já o winebago é padrão Americano onde a predominância está para os freios elétricos. Difícil dizer se um é melhor que o outro, na verdade são diferentes! O toldo elétrico é possível sim colocar, não puz no meu por questões financeiras. Os outros componentes comentados funcionam impecavelmente, nestes dois anos de viagens com ele nunca tive nenhum problema, sempre me atenderam com excelência. Contente em termos no Brasil cada vez mais equipamentos de ótima qualidade!!

      Excluir
  4. Qual o peso bruto total PBT que consta na documentação do modelo 6.5. Procurei por essa informação e não a encontrei.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite a todos. Gostaria de perguntar se o Turiscar 6.5 como o do Alessandro sobe sem arrastar na Travessia de Balsa do Estreito de Magalhães no caminho para Ushuaia. Tenho o mesmo modelo, mas nas filmagens que vejo parece que vai arrebentar com a traseira tanto na subida quanto na descida da Balsa. Mas os modelos que vejo tem a traseira mais alta. Alguém já fez a travessia com este modelo de trailer?

    ResponderExcluir