Expedição de trailer ao Uruguai 2017/2018

O destino de nossa viagem de férias para o reveion 2017/2018 foi mais uma vez para o Uruguai. Já havíamos realizado este mesmo percurso no reveion 2015/2016, CLIQUE AQUI para saber como foi.

Nesta viagem a expectativa era muito grande por conta de estarmos com o nosso novo trailer Turiscar 6.5. Aproveitamos a ida para a região sul do Brasil e agendamos a primeira revisão do trailer junto a fábrica na cidade de Gramado-RS. Falando em novo trailer, é importante deixar registrado a satisfação que foi viajar com um equipamento moderno e com tecnologia de ponta em sua dirigibilidade. Embora não tenhamos a pretensão de andar acima dos limites de velocidade das rodovias, é importante sentir a segurança no momento de uma ultrapassagem com a tecnologia ATC dos eixos da Turiscar, exclusiva do fabricante ALKO. Além da ótima qualidade do trailer, registramos também nossa satisfação quanto ao pós-venda da empresa Santo Inácio/Turiscar que foram muito prestativos e proativos na revisão agendada.


Mais uma vez contamos com a companhia da família Gorisch, com os queridos amigos Marcus, Patrícia e Guilherme (8 anos) que tradicionalmente nos acompanham nestas viagens maiores a bordo de seu também novo Turiscar 6.0. 

Desta vez também contamos com a companhia dos amigos Almir, Patrícia e Victor com seu trailer Turiscar Diamante carinhosamente apelidado de Gary.

O ponto de encontro ficou agendado na cidade de Barra Velha-SC, no novo Camping Rota 89, em função das agendas de cada família. 

Antes de começar o relato, compartilho o vídeo feito pelo nosso Antônio Salin que esteve conosco em alguns momentos.



Segue abaixo o descritivo e fotos de nossa viagem:

Dia 29/12
Origem: Santos-SP
Destino: Barra Velha-SC
Distância: 530 kms
Hospedagem: Camping Rota 89

Nossa viagem estava prevista para iniciar no sábado dia 30 de dezembro, mas por conta da preocupação com o trânsito nas estradas em decorrência das festas de final de ano, resolvemos antecipa-la em um dia. Partimos de Santos-SP às 09:00 horas e viajamos debaixo de muita chuva durante todo percurso até o destino final. Chegamos no Camping Rota 89 na cidade de Barra Velha-SC por volta das 20 horas, em um total de 11 horas de estrada. Fomos muito bem recebidos pelo proprietário do camping Sioney e também conhecemos pessoalmente o amigo de rede social Rafael Minini. O Camping Rota 89 possui uma infraestrutura muito legal e adequada para receber muito bem a grande família caravanista.











Dia 30/12
Dia livre
Hospedagem: Camping Rota 89

Por conta do cansaço do primeiro dia de estrada, acordamos mais tarde e tiramos este dia para descansar. Aproveitamos a praia que embora não é muito propícia para banho, por ser praia de tombo com fortes ondas, foi muito divertido estar com as crianças e terminamos com um banho de piscina no camping.


Dia 31/12
Dia livre
Hospedagem: Camping Rota 89

Este dia foi muito legal para nós, pois os amigos Almir, Patrícia e Victor que haviam abortado a viagem por conta de problemas familiares, nos ligaram informando que estavam a caminho e com isso passariam o reveion conosco e quem sabe até seguiriam a viagem, o que de fato aconteceu.



Dia 01/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Rota 89

Este foi o último dia de curtição em Barra Velha-SC. Durante a manhã curtimos a praia fronteira ao camping e após o almoço saímos para um passeio de carro pela região e ficamos bastante impressionados com a organização do local. Às 17 horas chegou a família Gorisch com seu trailer para compor nosso comboio rumo ao Uruguai.








Dia 02/01
Origem: Barra Velha-SC
Destino: Camaquã-RS
Distância: 700 kms
Hospedagem: Posto da rede SIM

Acordamos às 06 horas e às 07 horas estávamos com os trailers na estrada. Este dia foi o mais pesado e longo de toda a viagem. Permanecemos 13 horas ao volante em um total de 700 kms rodados. Estávamos previsto pernoitar na cidade de Tapes-RS mas por conta deste  longo e cansativo trajeto, abortamos Tapes e nos dirigimos até um posto da rede SIM na cidade de Camaquã-RS. Para nossa alegria, ao chegar no posto encontramos o amigo Antônio Salim com seu motorhome junto com outros dois amigos que saíram de Gramado-RS e também seguiriam para o Uruguai. Nossa estadia no posto SIM foi muito boa, recebemos o auxílio de luz elétrica e abastecimento de água, aliado a um atendimento extremamente atencioso de todos os profissionais.

Nesta noite fizemos o jantar dentro do trailer em um clima de muita amizade e descontração. 


Dia 03/01
Origem: Camaquã
Destino: Chuy-Uruguai
Distância: 390 kms
Hospedagem: Complexo Turístico Chuy

Acordamos as 07 horas e às 08 horas já estávamos na estrada sentido o Camping Complexo Chuy. Fizemos um almoço diferente pois não nos sentimos a vontade em comer nos restaurantes de beira de estrada. Paramos em um posto de combustível antes de chegar no Chui-RS, logo depois de reserva do Taim, baixamos um dos toldos e fizemos uma saborosa refeição. Às 17 horas passamos pela aduana uruguaia e às 18 horas já estávamos dentro do complexo.




Dia 04/01
Dia livre
Hospedagem: Complexo Turístico Chuy

Tiramos mais este dia para descançar e curtir as instalações do camping. Ficamos muito contentes com a arrumação dos trailers pois deixamos de uma forma que os três toldos ficassem virados para o mesmo local, deixando um ambiente de confraternização bastante agradável. As crianças foram para o parque aquático, adultos foram fazer compras no free-shop, enfim, foi muita curtição durante todo o dia. 




Dia 05/01
Origem: Chuy-Uruguai
Destino: Punta Del Este – Uruguai
Distancia: 220 kms
Hospedagem: Camping Punta Balenna

Saímos do Complexo Chuy  às 09:00 horas e nos dirigimos  à Cabo Polonio. O acesso ao vilarejo  é realizado somente através de caminhões 4x4. Neste local vive uma comunidade de pessoas que buscam um contato intenso com a natureza e também é  um local  para avistar de perto os lobos marinhos, que ficam na pedras para descansar, um programa muito divertido. O almoço ocorreu lá no vilarejo e retornamos no final da tarde onde seguimos caminho para Punta Del Este.

Neste momento agruparam ao comboio os amigos Antonio Salim e do Beto com as respectivas esposas e seus lindos motorhomes.

















Chegando em Punta Del Este, nos dirigimos ao Camping Punta Balenna e instalamos os equipamentos mais uma vez com os toldos um de frente para o outro afim de montar nossa comunidade caravanista, só que desta vez além dos três trailers, contamos com a presença dos motorhomes dos amigos Salim e Beto





Algumas imagens do Camping Punta Balenna.







Dia 06/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Punta Balenna

Este dia foi o que mais rodamos em Punta Del Este, percorremos de carro toda orla da praia, parando para tirar fotos em todas as atrações da cidade. Durante a noite tivemos nossa primeira noite com um saboroso churrasco em grupo de amigos.









Dia 07/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Punta Balenna

Deixamos o período da manhã para colocar as coisas da casa em ordem como lavagem de roupas e o próprio trailer. Almoçamos no trailer e logo em seguida saímos mais uma vez para passear, desta vez as atrações foram a Fazenda Lapataia e depois assistimos o pôr do sol na Casa Pueblo um espetáculo inesquecível . Quando chegamos ao camping mais uma vez ascendemos a churrasqueira e repetimos a noite de churrasco.









Dia 08/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Punta Balenna

Desta vez acordamos um pouco mais tarde e saímos para passear próximo da hora do almoço. Mais uma vez o destino foi as lojinhas do centro de Punta Del Este. Após o almoço fomos para a praia em frente ao Cassino Conrad, onde mais uma vez assistimos um belo por do sol. O jantar ocorreu na praia mesmo onde o amigo Marcus Gorishi saiu para comprar saborosas empanadas.






Dia 09/01
Origem: Punta Del Este até Montevideo
Destino: Montevideo até Punta Del Este
Distancia: 250 kms (ida e volta)
Hospedagem: Camping Punta Balenna

Este dia foi bastante especial por conta do aniversário de nosso companheiro de viagem Victor, filho do casal Almir e Patrícia. Ao mesmo tempo ficamos tristes pois esta maravilhosa família se despediu do comboio nesta data, seguindo viagem para a Argentina. Para terminar esta estapa da viagem com eles, fomos todos almoçar na capital do Uruguai na cidade de Montevideo no Mercado Del Porto. Ao retornar para o camping iniciamos os preparativos de desmonte do trailer para o início do retorno para o Brasil.













Dia 10/01
Origem: Punta Del Este – Uruguai
Destino: São Lourenço do Sul – RS
Distância: 550 kms
Hospedagem: Caming Minicipal

Acordamos as 06:00 horas e às 07:00 partimos sentido o Chuy para carimbar os passaportes de saída do Uruguai. Antes disso, logo na saída do camping paramos os trailers no mirante da Casa Pueblo para a marcante fotografia. Viajamos até a cidade de São Lourenço do Sul-RS no Camping Municipal. Esta parada foi uma surpresa para nós, a cidade de São Lourenço do Sul-RS é extremamente aconchegante e repleta de atrações como praias da Lagoa dos Patos e uma ótima rede gastronômica, com certeza esta cidade entrará em uma programação futura.









Dia 11/01
Origem: São Lourenço do Sul-RS
Destino: Gramado-RS
Distancia: 300 kms
Hospedagem: em frente a fábrica da Turiscar

Perdemos a hora da saída acordando apenas às 08:30 horas. A família Gorisch que estava conosco partiu às 07:00 horas se despedindo do comboio para o destino de Bombinhas-SC enquanto nós iriamos para Gramado-RS na fábrica da Turiscar, onde estava agendada a primeira revisão do trailer que aconteceria no dia seguinte, 12/01. Chegamos na fábrica às 16 horas e fomos recebidos pelo Victor (vendas) e Davi (pós-venda) que imediatamente iniciaram os levantamentos da manutenção. Para nossa surpresa, a família Gorischi no caminho de Bombinhas detectou um ponto que deveria ser arrumado em seu Turiscar 6.0 e resolveram mudar o caminho se deslocando também para a cidade de Gramado, prolongando assim vossa companhia conosco. Fomos todos acomodados na frente da fábrica onde pernoitamos, inclusive com a presença do também amigo Mozart do Rio de Janeiro que estava fazendo revisão no seu Turiscar 6.5.


Um ponto que merece ser registrado e foi detectado apenas durante o percurso, é que nossa visita anterior para Gramado aconteceu no momento da compra do nosso primeiro trailer e foi realizada na mesma data a quatro anos atrás, dia 11/01/2014. Depois de quatro anos estávamos nós ali na mesma estrada, mas desta vez com nosso Turiscar 6.5. Veja como foi esta primeira viagem... Clique Aqui!!

Dia 12/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Gramado

Acordamos às 06:00 horas pois ficou combinado o início dos trabalhos para às 07:30 horas. Um ponto que tenho por obrigação deixar registrado é a ótima qualidade dos trabalhos e atenção da equipe da Santo Inácio/Turiscar que foram sempre solícitos em todas as nossas observações e ágeis em todos os trabalhos. Realmente valeu cada centavo a compra de nossa Turiscar 6.5. Por volta das 11:00 horas deixamos a equipe tratando do meu equipamento e da família Gorisch e iniciamos nossos passeios pela bela cidade de Gramado. A primeira atração foi o Mini Mundo onde nosso filho Juliano ficou alucinado com as réplicas e miniaturas de carrinhos.















Após o almoço fomos visitar o Mundo a Vapor para na sequencia retornar para a fábrica retirar os trailers sentido o Gramado Camping.






Antes de retirar o trailer realizamos uma visita pela fábrica da Santo Inácio/Turiscar.









Chegamos ao Gramado Camping às 18:00 horas onde conseguimos montar os dois equipamentos juntos.



Dia 13/01
Dia livre
Hospedagem: Camping Gramado

A Sophia aproveitou o período da manhã e o belo dia de sol para utilizar mais uma vez nossa máquina de lavar roupas e coloca-las em ordem. Depois disso saímos para a primeira atração, o Parque do Caracol na cidade de Canela-RS. Ficamos um pouco decepcionados com o local, o valor cobrado pelo ingresso, R$ 30,00 por pessoa, não justificou o que foi apresentado. Até mesmo a escadaria que desce para a cachoeira do Caracol está a 2 anos interditada. Após o almoço passamos na fábrica de chocolates XXXXX e na sequencia fomos visitar o Castelinho de Canela (R$ 10,00 por pessoa) onde nos deliciamos com o Strudel de maça.











No final da tarde um breve passeio dentro do Camping Gramado, um local fortemente recomendado para conhecer!











Dia 14/01
Dia livre

Hospedagem: Camping Gramado

Já havíamos adquirido os ingressos para o parque Snowland. Chegamos por volta das 11:00 horas no local e almoçamos no interior do parque. Após o almoço entramos na pista de gelo onde conseguimos ficar por 2 horas em temperaturas abaixo de 0. Valeu cada centavo a diversão que tivemos neste dia.









Durante a noite, depois de jatar no trailer, fomos conhecer os amigos virtuais Felipe e Elaine de Rio das Ostras-RJ que também estavam hospedados no Gramado Camping e aproveitamos para saborear um churrasco que eles preparavam.



Dia 15/01
Dia livre
Hospedagem: Em frente a fábrica Turiscar

Mais um dia dentro da fábrica da Turiscar, a intenção seria somente instalar as baterias estacionárias mas acabei solicitando a instalação de uma segunda bóia d’água mecânica, além da elétrica instalada anteriormente. Isto tomou todo o dia da segunda-feira e no final do dia pernoitamos mais uma vez na porta da Turiscar com o objetivo de partir no primeiro horário no dia seguinte. Passamos o dia mais uma vez passeando pela bela cidade de Gramado.




Dia 16/01
Origem: Gramado-RS
Destino: Bombinhas-SC
Distancia: 520 kms
Hospedagem: Galé Beach Bombinhas

A partida não foi tão cedo quanto desejávamos e acabamos saindo apenas às 10:00 horas com destino a cidade de Bombinhas-SC.  Passamos o dia inteiro na estrada. Para piorar quando passamos por Florianópolis perdemos mais de uma hora em congestionamento por conta do excesso de veículos. Chegamos em Bombinhas por volta das 20 horas debaixo de uma grande tempestade. Nos instalamos no Camping Galé Beach na praia de Mariscal.




Dia 17/01
Dia livre
Hospedagem: Galé Beach Bombinhas

Aproveitamos para dormir um pouco a mais e por volta das 10:30 horas fomos para a praia em frente ao camping. Este dia foi muito tenso pois o Juliano sumiu dos nossos olhos e ficamos durante uns 10 minutos o procurando, a praia inteira se mobilizou, todos batendo palmas para avisar que havia criança perdida. Chegamos a pensar em afogamento, nossa!!









Dia 18/01
Dia livre
Hospedagem: Galé Beach Bombinhas.

Mais um dia agradável de praia!!

Dia 19/01
Origem: Bombinhas-SC
Destino: Curitiba-PR
Distancia: 250 kms
Hospedagem: Camping No Sol

Pensamos em sair cedo de Bombinhas mas o tempo que se perde para entrar e sair da cidade é muito grande, ainda mais de trailer que tem que tomar todos os cuidados no transito. Chegamos em Curitiba no Camping No Sol debaixo de uma forte tempestade que durou até a hora de dormir.

Dia 20/01
Origem: Curitiba-PR
Destino: Santos-SP
Distancia: 400 kms
Hospedagem: casa

O dia de encerramento de nossa viagem começou com uma visita no camping No Sol em Curitiba para alinhar nosso encontro dos Trailistas do Brasil no carnaval 2018 e em seguida fomos almoçar na casa da tia da Sophia em Curitiba. Partimos às 15:00 horas e chegamos em casa às 21:30 horas encerrando com chave de ouro e sem nenhum imprevisto esta maravilhosa viagem.






E que venham as próximas!!!!

14 comentários:

  1. Parabéns pela bela e inesquecível aventura, que venham muitas outras.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ronald, uma aventura e tanto....assim se aproveita a vida....Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Desculpe, a postagem acima é do Edgard Cruz...
    Difícil quando não se domina a tecnologia...rsrsrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edgard, fica tranquilo...kkkkk..... obrigado pelas palavras, realmente é muito bom quando encontramos o verdadeiro sentido da vida.

      Excluir
  5. sensacional adorei a viajem de vocês e espero poder uma dia tambem estar nessa turma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corra atrás do seu sonho pois ele não é impossível

      Excluir
  6. me chamo Gilmar e adorei a aventura de vocês espero poder participar um dia, grande abraço a todos...sou do rio de janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar, desejo que você brevemente consiga realizar... abraços!

      Excluir
  7. Uau! Viajei! Primor de post!ja estive em Punta mas p uma corrida. Anotei os campings q foram. Valeu!

    ResponderExcluir
  8. Linda expedição. Nos trouxe muitas lembranças boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, esta viagem merece ser repetida quantas vezes for possível!! Forte abraço!!

      Excluir