Seguro para o trailer, é importante?


Este tópico é para compartilhar uma experiencia negativa que tivemos na viagem de Páscoa 2019 quando saímos de Santos-SP com destino à Mairiporã-SP viajando em dois conjuntos, eu Ronald com a Ranger engatada ao trailer Turiscar 6.5 e o meu pai Helcio com sua Nissan Frontier engatada ao Turiscar Brilhante.

Por um atraso do pai, eu acabei saindo de Santos-SP cerca de duas horas antes e cheguei à Mairiporã-SP sem nenhum problema, mesmo enfrentando um transito intenso em São Paulo por conta do feriado.

Já o meu pai Helcio teve um grande problema com sua Nissan Frontier que superaqueceu o motor na serra e queimou a junta do cabeçote dentro de um dos túneis da Rodovia dos Imigrantes.

Por sorte, em função do trânsito intenso do feriado, a serra estava repleta de profissionais da ECOVIAS que prontamente ofereceram apoio e sinalizaram o conjunto (carro+trailer) que ficou parado na pista central até a chegada do guincho.

O seguro do meu pai é da PORTO SEGURO e não demorou muito para o guincho chegar e levar o carro de volta para Santos, no entanto, a seguradora não realizou o transporte do trailer que estava engatado na Nissan. Ele teve que contar mais uma vez com o apoio da ECOVIAS que transportou em seu guincho o trailer até o alto da serra no posto de emergência da concessionária.

Durante todo este estresse, eu Ronald apoiei o pai pelo celular. Ao chegar no camping desengatei o meu trailer e deixei-o montado  para a minha família que ficou no local junto com diversos outros amigos. Na sequencia peguei a Ranger e fui resgatar os meus pais que ficaram no alto da serra junto ao trailer. Levei-os  para o mesmo local que tínhamos programado, em Mairiporã-SP para curtir o feriado de Páscoa.

Diante desta situação constatamos, mais uma vez, que o trailer estava desprovido de apoio mesmo com o carro tracionador estando segurado. Telefonamos para o nosso corretor que nos relembrou que a seguradora não pode realizar o transporte do trailer pois o mesmo não se encontra no seguro e caso ocorra algum acidente durante o percurso, ela não tem como assumir esta responsabilidade. 

A única opção que teríamos seria contratar um outro seguro exclusivo para o trailer, tendo duas opções, um seguro básico incluindo apenas terceiros e guincho de emergência ou o seguro completo que além da opção anterior, inclui incêndio, roubo e colisão.

Imediatamente fechamos a contratação de duas novas apólices, uma para o meu trailer Turiscar 6.5 e outra para o Brilhante Luxo do meu pai.

Agora toda vez que o veículo tracionador tiver algum problema durante uma viagem, o trailer também será assistido pois também possui seguro.  

Nós já havíamos passado por uma situação semelhante quando eu voltava da Bahia com o meu antigo tracionador, a GM TraiBlazer com o ex-trailer, o Turiscar Diamante e o carro teve um problema elétrico no alternador em Resende-RJ. O carro foi levado para Santos-SP pela Porto Seguro mas o meu pai foi acionado para me ajudar e ir buscar o trailer. Na ocasião, a concessionária Nova Dutra também levou o carro junto com o trailer até um posto de combustível seguro, mas a PORTO não levou o trailer para Santos.




Achávamos que não passaríamos novamente por esta situação, mas depois da segunda ocorrência, a melhor alternativa foi fechar o seguro também para os trailers.

Texto: Ronald Ataulo



11 comentários:

  1. Que perrengue hein?! Mas qtas informações importantes vcs passam pra nós. Ainda bem que estavam por perto pra se ajudarem.Adquirimos nosso trailer dia o2.o4, e confesso que ja estava pensando em fazer seguro.Tentamos fazer da carreta barraca, ha 4 anos, ficava mto caro. Agora com o trailer penso q nao vamos ficar sem seguro não! Abração.

    ResponderExcluir
  2. Senão me engano a Porto tem uma cláusula que vc pode indicar um amigo para ser rebocado uma vez durante a vigevigê de um ano

    ResponderExcluir
  3. Imagino o transtorno mas no final, felizmente, tudo deu certo.
    Excelente texto e reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite, a pouco tempo atrás também passei por uma situação semelhante, porém, no meu caso tinha feito o seguro alguns meses atrás e o desfecho foi bem tranquilo com o auxílio do corretor. Então compartilho a ideia do Ronald que o seguro é importante para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom sabermos que a solução atende!! Obrigado pela mensagem!

      Excluir