A estreia do Motorhome Itapoã Aconcágua

O grande dia chegou, no final de semana de 14 a 16 de julho de 2017 nossa família realizou a primeira viagem a bordo de um motorhome, estreamos o nosso recém adquirido Itapoã Aconcágua, mais conhecido como "motorblue".


Nossa experiência até o momento era exclusiva conduzindo trailers. A emoção em viajar usufruindo da casa durante o período de deslocamento foi extremamente gratificante. As crianças assistiram TV/DVD, utilizaram o banheiro, comeram, deitaram e aproveitaram ao máximo os recursos disponíveis no motorhome.



Outro ponto que mereceu destaque foi a facilidade de conduzir um veículo não articulado e com um porte maior e mais robusto, trazendo por consequência uma sensação de maior segurança e um guiar mais relaxado, sofrendo menos interferências de rajadas de vento/vácuo de outros veículos maiores como ônibus e carretas.

Um aspecto que estranhei um pouco foi a falta de modernidade do conjunto mecânico (motor e cambio). Este IVECO 60-12 ano 2003 possui um motor de 120 cv com um peso de mais de 5000 quilos e um câmbio de 5 marchas bastante reduzido. 

Quando rebocava o trailer Turiscar Diamante com seus 2200 quilos, utilizava uma GM TrailBlazer 2.8 Turbo Diesel, com 180 cv de potência, 48 kgf de torque e um câmbio automático de 6 velocidades. Mesmo somando o peso do veículo tracionador mais o peso do trailer, o resultado de 4200 quilos ainda era tranquilo para a capacidade mecânica do veículo.

Independente da condição de direção um pouco mais lenta, o  ótimo estado de conservação e manutenção em dia do motorhome, garantiu toda tranquilidade para que nossa primeira viagem ficasse marcada de forma positiva com a confirmação de que a decisão de mudança do trailer para o motohome tenha sido acertada. 

O destino escolhido foi o Camping Shamballa na cidade de Itu-SP. O local  a muitos anos foi exclusivo para equipamentos parados (roda quadrada) mas recentemente o atual gestor Sr. Thomas iniciou a readequação de sua infraestrutura para receber equipamentos em transito, como por exemplo construção de novo portão para acesso para veículos maiores e também preparação de acesso à algumas vagas antes destinada para equipamentos parados. 




Ficamos neste camping a convite dos queridos amigos Ranieri e Rosana o qual somos profundamente gratos.



Para quem não conhece o Shamballa, segue uma breve apresentação: Clique aqui!!!

Nossa primeira refeição a bordo!



Agora fica o desejo que possamos realizar o maior número possível de viagens aos finais de semana. Nossa expectativa é que o motorhome seja mais prático que o trailer para realizar pequenos passeios de poucos dias de duração e com isso possamos viajar ainda mais do que viajávamos com o trailer.


Texto e fotos: Ronald Ataulo

13 comentários:

  1. Parabéns Ronald e Sofia, saudades de vocês... aproveitem muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora tamo junto meu querido amigo...família amiga!! Obrigado!!!

      Excluir
  2. Parabens rapaz! Vou acompanhando suas aventuras pois meu sonho é vomo vc está decrevendo sua realização. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Alexandre, temos que correr atrás dos sonhos, pequenos passos!! Aos poucos ele vai se tornando cada vez maior!!

      Excluir
  3. Parabéns, aproveitem bastante o novo "brinquedinho", te acompanho Ronald, desde o primeiro trailer, é só alegria.
    Tenho uma curiosidade quanto a segurança a bordo, quando você afirma que: "A emoção em viajar usufruindo da casa durante o período de deslocamento foi extremamente gratificante. As crianças assistiram TV/DVD, utilizaram o banheiro, comeram, deitaram e aproveitaram ao máximo os recursos disponíveis no motorhome."
    Como fica a questão segurança, no caso de uma freada brusca ou até mesmo no caso de um acidente, que infelizmente, estamos sujeitos, o correto não seria, durante o deslocamento, todos sentados com cinto de segurança ou isto é um exagero da minha parte?
    Um grande abraço.
    Jorge - 48 9 9902-1237 TIM com Whats
    pp5yy@ymail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, faço questão que todos realmente andem com o cinto de segurança, o tempo todo!! Acontece que em um congestionamento ou aquela hora que pedem para ir ao banheiro, me preparo na direção para tomar mais cuidado naquele momento. Já fiz a segunda viagem e estou adorando!!

      Excluir
  4. Lindos vocês!! 🤩
    Como consigo uma casa móvel?

    ResponderExcluir