Reforma do Turiscar Brilhante Luxo 1994 do Sr. Helcio

Embora a ida do Sr. Helcio e a Dna. Rute para Balneário de Camboriú-SC tenha ocorrido com a intenção de analisar o real estado de conservação do Turiscar Brilhante Luxo ano 1994 para aí sim tomar a decisão de fechar o negócio, a empolgação de comprar um trailer maior que seu atual Apolo Trailer Young, aliado a beleza deste último modelo Brilhante da Turiscar, fez com que o negócio fosse fechado de forma impulsiva, ignorando alguns detalhes importantes, que depois de estar em casa, analisando com mais critério, identificamos diversas necessidades de correções e melhorias. 

O ponto que chamou a atenção no primeiro instante foi o alto nível de corrosão das partes metálicas, principalmente no chassi. Isto provavelmente ocorreu pelo trailer ter ficado um longo período estacionado de frente para o mar.




Além do chassi, também estavam bastante corroídos os suportes das caixas e seus respectivos parafusos. 

Por esta razão, tomamos a decisão de retirar as três caixas existentes (água, detritos e servida) para realizar o lixamento, tratamento e pintura geral do chassis e substituição de todos os parafusos e componentes metálicos.

Para facilitar a realização dos trabalhos embaixo do trailer, idealizamos subir sobre dormentes de trem, elevando a altura de trabalho e permitindo que o Sr. Helcio acessasse  a parte de baixo do equipamento.



Com isso, o Sr. Helcio conseguiu com facilidade remover as três caixas e realizar todo trabalho.





Aproveitando que as caixas estavam fora, o Sr. Helcio instalou uma boia de água na caixa de água limpa.

Além da necessidade de repintura total do chassis, foi identificado que o emborrachamento existente no madeiramento inferior estava totalmente envelhecido e se soltando, exigindo que fosse totalmente raspado para aplicação de nova camada.




Já aproveitando que houve um desmonte geral na parte debaixo do trailer, o Sr. Helcio aproveitou para substituir tudo que fosse necessário, foram colocadas todas as mangueiras de água novas, foi instalada uma segunda bomba de água Shuflo para separar os circuitos quente e frio, foi montado um novo cavalete de água afim de possibilitar diversas combinações de alimentação entre a caixa de água e a mangueira, instalado filtro de água para entrada da caixa, foram criados novos suportes de fixação das bombas e também foi lançada uma nova tubulação de cobre para o gás que alimentará o fogão e o aquecedor de passagem.

Nas fotos abaixo, notamos o novo emborrachamento no piso do trailer e a repintura do chassi, suportes e parafusos.



As quatro sapatas de nivelamento foram removidas, tratadas e repintadas.



Dando continuidade ao serviço de manutenção preventiva, contratamos o mecânico Alexandre da oficina Mundo Off-Road, para revisar todo o sistema de rodagem e freio. Neste momento tivemos mais algumas surpresas, as lonas de um dos lados estava solta dentro da campana danificando os componentes, os rolamentos de roda já estavam roncando, os flexíveis estavam ressecados e também os amortecedores vazando óleo, mais uma vez foi necessário refazer tudo.






Providenciamos a compra de dois amortecedores novos (Kombi), substituição das lonas de freio, cilindros de roda, rolamentos de roda, retentores, flexíveis e cilindro mestre, tudo novo. Além da lubrificação de todos os pinos graxeiros.

Terminado as manutenções na parte inferior do trailer, chegou o momento de partirmos para os reparos na carroceria e na parte interna. No entanto, nesta etapa recorremos aos serviços da empresa ItuTrailer (www.itutrailer.com.br). 

A lista inicialmente seria pequena, no entanto, a somatória dos pequenos detalhes acabou submetendo o trailer a uma grande intervenção de serviços.

Nas fotos abaixo mostramos os detalhes que nos impulsionaram a realizar estes trabalhos:

Alumínio inferior direito estava repleto de amassadinhos:


Alumínio lateral esquerdo, ao lado da porta, possuía alguns pequenos amassados:


Alumínio superior direito com um leve amassado:

Além destes pequenos detalhes, também solicitamos o serviço de calafetação completa com remoção de todos os perfis e janelas.









No alumínio inferior direito, por conta dos amassados existentes e já aproveitando para fechar o buraco do antigo boiler e abrir uma nova tulha embaixo da cama traseira, resolvemos trocar a lamina de alumínio por uma nova.




Já que foi necessário substituir uma lamina e também realizar alguns serviços de funilaria por conta dos pequenos amassadinhos, solicitamos a repintura das laterais na cor branca e também a repintura das faixas marrons, além de um polimento completo.





Substituição de todas as sinaleiras por novas:



Substituição dos braços do toldo e mãos francesa por novas de aço galvanizado pesado a fogo. Os antigos eram de ferro pintado sem tratamento e estavam com severo nível de corrosão.

Na parte interna, também foi mexido em bastante coisa. Na cozinha foi substituído o fogão original da Turiscar por um novo fogão 4 bocas da marca Eletrolux, além disso, a pia de inox por uma de granito e foi colocado fórmica na parede da janela.





A geladeira também original da Turiscar, a gás, estava bastante enferrujada e por isso foi substituída por uma nova da marca Eletrolux. 




Foi instalado uma porta de alumínio e acrílico branco no box do banheiro.



Para que fosse possível viajar com a nova geladeira ligada, foi instalado um Inversor de 2000w 12V-110V da marca Hayonik e uma bateria estacionária de 185Ah da marca Freedom.



Foram substituídas todas as espumas e revestimentos no tecido Aquablock e também o colchão de casal, tudo novo.

Nesta foto reparamos a felicidade da dna. Rute com seu novo Turiscar Brilhante Luxo.




A próxima etapa da modernização será um tratamento no madeiramento interno com aplicação de verniz e substituição dos papeis de parede. Antes disso o Sr. Helcio e Dna. Rute vão curtir algumas viagens com sua nova casa.

Ele guardado em sua nova casinha.





Atualização: 14/09/2017

As janelas originais deste trailer eram cor avermelhadas e as janelas frontal e traseira estavam pintadas de preto por dentro e por fora, causando um desconforto de falta de visibilidade para quem estivesse do lado de dentro do trailer. Por esta razão, foram adquiridos novos acrílicos junto a empresa Casa do Camping. O meu pai Sr. Helcio enviou pelo correio todas as armações sem os acrílicos e a Casa do Camping devolveu pelo correio todas as janelas devidamente montadas.








Texto e fotos: Ronald Ataulo

19 comentários:

  1. Belíssimo trabalho, Ronald! O Brilhante ficou com cara de novo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Miguel, todos nós temos uma frota de trailers Turiscar parecendo novos... Parabéns também!

      Excluir
    2. Baita reforma mas ficou sensacional. Meus parabéns, ainda vou ter um desses.

      Excluir
    3. Ricardo, realize imediatamente, não deixe para o dia de amanhã!!

      Excluir
  2. A família Ataulo está de parabéns. Belíssimo trabalho, o interior ficou de muito bom gosto, a calafetação, pintura e polimento deram um aspecto de novo ao trailer e as reformas estruturais no chassis e demais componentes garantem a tranquilidade nas viagens. Viva o casal Helcio e Rute !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amigo Delfim, fico muito grato pelo seu carinho com meus queridos pais...

      Excluir
  3. Parabéns ao casal Hélcio e Rute. Que façam muitas viagens maravilhosas com a nova casinha rodante. Nós do Turiscar Estradeiro ficamos muito felizes ao ver mais um trailer rodando por aí. Abraços, Francini e Luiz Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francini, em breve nos conheceremos pessoalmente colocando este comboio de Turiscar´s pelas estradas...

      Excluir
  4. Que beleza! É muito bom ver mais um trailer com o nível máximo de cuidado sendo aplicado! Parabéns seu Helcio e D. Rute!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Davi Perpétuo, você sabe que sou um admirador seu e também do cuidado e carinho que tem com o seu Turiscar e de seu pai. Fico feliz de estamos com os nossos pais com duplas de Turiscar e todos eles em estado impecável de cuidado e conservação... e vamos povoar estas rodovias de Turiscar.....kkkkk

      Excluir
  5. Parabéns pelo capricho, ficou lindo. Bora passear.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Raquel, o pai esta comentando direto para logo ir em um encontro do Não Temos Pressa... em breve eles terão a honra de conhecer você e todos os amigos...

      Excluir
  6. Ronald belo trabalho, namorando o assunto já há algum tempo, já vi alguns trailers antigos serem reformados, um que me chamou a atenção foi reformado pela Sinos Trailer, se eu não me engano batizado de Balão, seu dono alias passa altas dicas.
    Pergunto a você que julgo ter experiencia para me responder, vale financeiramente a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sergio, que bom que você esta namorando o assunto. Quando começar não desejará mais parar, é muito bom!! Reformar um trailer vale a pena sim, desde que você pague um preço justo e o valor da reforma não o deixe tão fora do valor de mercado. O balão do Gustavo não foi uma reforma e sim um trailer 0 km construído pela Sinos Trailer, eles simplesmente pegaram o chassi de um Diamante. Um trailer todo reformado creio ainda ser quase a metade do preço de um trailer do mesmo tamanho novo, mas é tudo questão de analisar!

      Excluir
    2. Obrigado pela prontidão da resposta. Realmente o balão sai praticamente do zero, mas se eu caminhar para uma reforma creio que ele é uma boa referência, principalmente na parte elétrica. Desejo aos seus pais e a você Saúde, Paz, Prosperidade e boa sorte, e claro muitas viagens, Abraços.

      Excluir
  7. Parabéns pela reforma.
    Tem como compartilhar o contato desse profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, uma parte o meu próprio pai fez, os freios foram feitos pelo Alexandre, mecânico na minha oficina Mundo Off-Road e todo restante foi feito pela empresa Itu Trailer.

      Excluir
  8. Boa noite, estou devagar estou reformando o meu turiscar, preciso comprar esta frente de fibra de vidro, você vende ou sabe onde compro

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, a empresa "Casa do Camping" possui todos os moldes da Turiscar. Costumo arrumar meu equipamento na empresa Itutrailer aqui em Itu-SP. Também recomendo a empresa Sinos Trailer.

      Excluir