Novidades sobre o CARAVANISMO no Guarujá-SP

Eu, Ronald Ataulo, estou muito feliz por contribuir com o caravanismo brasileiro. Participamos no dia de hoje (30/05/2022), junto com outros três amigos caravanistas da Baixada Santista, Anderson, Javier e Toninho, apoiados pelo vereador Raphael Vitiello, de uma reunião com o Secretário de Turismo do Guarujá, Fabio Santos, para apresentar o CARAVANISMO BRASILEIRO e entender do secretário o que ele compreende da modalidade e quais os critérios adotados para implantação das políticas públicas.

Antes de falar em problemas, conduzimos uma rica apresentação da modalidade, evidenciando o potencial de desenvolvimento econômico com o aquecimento do comércio local: supermercados, restaurantes, farmácias, postos de combustível, artesanato e atrações turísticas.

Em seguida, questionamos quais as razões para o município passar a exigir o pagamento de uma taxa diária R$ 700,00 para a estadia de veículos de recreação no município, além de proibir o trânsito em toda a cidade, até mesmo para moradores locais, sob o risco de pagamento de multas elevadas na faixa de R$ 8.000,00.

O secretário Fabio Santos se sensibilizou com a nossa abordagem, justificando desconhecer, até então, em detalhes a modalidade. Segundo ele as restrições foram pensadas para organizar o fluxo de onibus de turismo na cidade e a nossa modalidade acabou entrando no pacote de restrições por falta de visão das pessoas envolvidas. 

Saímos da reunião com um grande sentimento de vitoria e missão cumprida, pois o secretório se comprometeu a correr atrás de corrigir este equivoco. Após a regularização, comentou inclusive sobre a realização de um encontro oficial por ano e apoio aos empreendedores do segmento.

Sabemos que foi apenas o início da batalha e acompanharemos de perto o andamento desta nossa demanda.

Segue abaixo a apresentação em PowerPoint que realizamos:












Juntos somos mais fortes, pra frente Brasil!!

Com desejo de vitória e sentimento de ter feito a minha parte,

Ronald Ataulo (a disposição para todas as ações de fomento ao setor)




8 comentários:

  1. Apoio total ao questionamento, acho um absurdo reprimirem a entrada de vans, kombihomes e afins na nossa cidade, no sul os campistas estão Anos luz a nossa frente em organização e estrutura de apoio .Parabéns aos idealizadores do movimento e no que precisarem assino embaixo.
    Muitos amigos com suas kombis- homes nao podem vir aqui em casa por conta desta lei treslocada, que o secretario de turismo abrace a ideia .

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pela iniciativa. Somente observei a resposta do senhor Séc. Sem desconhecer as normas aplicada por sua Pasta no Turismo. E relatar ainda a falta visão das pessoas envolvidas da pasta que ele comanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho isso natural, o caravanismo é algo desconhecido por muitos

      Excluir
  3. Ronald e demais, parabéns pela iniciativa,isso só vem a demostrar que ainda estamos no começo, mas com certeza ações como está vai fortalecer ainda mais a nossa categoria.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo e muito obrigado pelo esforço, muito importante, em esclarecer aos legisladores, O QUE É O CARAVANISMO e como ele impacta o TURISMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo Carlos, trabalharemos incansavelmente nesta direção

      Excluir